quarta-feira, 2 de maio de 2018

Primeira matéria do Blog - A interiorização e o "piloto automático" em nossas vidas

Bom... Difícil falar de alguns assuntos... Principalmente quando se está escrevendo a primeira matéria em seu Blogg e ainda tratando de assuntos do conturbado campo das afetividades. Poderíamos apenas ficar aqui neste site, ouvindo a rádio Solitária FM, escutando, de olhos fechados, essas trilhas maravilhosas, apenas pensando no que poderíamos falar, sem delongas. Porém, é preciso expôr aquilo que nos incomoda, que nos machuca, que grita dentro da gente, para que essa coisa não nos engula, não nos atropele ou faça algo pior. 
Em alguns momentos, o que mais precisamos é ficar sozinhos, sem ninguém por perto. Algumas pessoas, no entanto, mal conseguem suportar a própria companhia. Essas pessoas precisam de um grandes esforços para poderem fugir do cotidiano repetitivo que as cerca e navegar no interior de suas almas, na maioria das vezes, turbulenta.
Falamos dessas pessoas, muito poucas de absoluta coragem, que suportam ficar apenas alguns minutos consigo mesmos sem bater o pé direito no chão em um ritmo rápido e imperativo antes de saírem correndo novamente para o seio da sociedade trituradora de gentes.
Mas, não estamos aqui para falar de socialismo ou política ou como agem as pessoas diante de situações adversas. Estamos aqui para falar de nós mesmos: de mim, de você, de cada pequena coisa que pode, por vezes, nos deixar felizes ou tristes.
Crianças brincam, vovôs e vovós cuidam de seus netos, os pais trabalham, voltam para casa, trabalham, voltam para casa, numa rotina repetitiva e cansativa. E, na maioria das vezes, nenhum desses citados, possui "tempo" para olharem para dentro de si mesmos e descobrirem a solidão que existe no fundo de algum baú "inutilizado" de suas almas.
Sentar um pouco, ler um livro interessante, assistir ao tele-jornal favorito ou a novela preferida. Ouvir música, principalmente aquelas que você ama. Sintonizar aquela rádio que você adora. 
Pode ser a Solitária Fm! Rsrsrs... 
Bem... É tão simples. Mas, isso é interiorizar-se. Isso é encarar a si mesmo, por mais incrível e simples que possa parecer. 
"Mas, querido! Eu faço isso todos os dias."
Alguém pode estar dizendo isso lendo esse texto.
Pois, digo: Você faz. Mas, será que você realmente faz? Sua alma está ali naquele momento? Procure prestar mais atenção no seu próprio comportamento. Olhe para dentro de você e se auto-analise. Talvez, essa pergunta seja apenas mais uma forma de auto-proteção. Uma desculpa para não desligar o piloto automático que comanda sua vida. Já parou para pensar que esse pode ser o problema? Já viu o filme "Click"? Pois bem... Vamos a um Spoiler!
Essa é uma comédia de Adan Sandler. Muito divertida como todos os filmes que ele faz. Mas, lá, existe uma tremenda realidade do que vivemos todos os dias. 
Pensamos: e se tivéssemos o tal controle que pudesse nos livrar de tudo que nos atormenta? Pudéssemos trocar de canal quando uma situação em nossa vida não nos agrada ou pudéssemos abaixar o volume quando alguém estivesse nos dando aquele famoso "sermão da montanha". 
Há! E o melhor de tudo... Aquilo que fizemos diariamente, exatamente como nos mostra o filme que é baseado nos fatos reais de nossas próprias existências e nos traz um mecanismo de fuga de nós mesmos e é extremamente anti-interiorização. 
"O piloto automático."
Bem, não vou entrar no mérito de descrever o piloto automático, pois, cada um de nós possui um e para cada um de nós ele age de uma forma diferente. A questão é que ele sempre está ali. Mesmo quando achamos que não está. Principalmente em situações entediantes, como filas, casamentos desgastados e trânsito lento. Existem mais um milhão de momentos em que o piloto automático entra em ação e que se fossemos enumerar, eu passaria dias e noites escrevendo. Mas, como já é tarde, minha esposa está me esperando para dormir e eu estou com sono, não vou enumerar aqui tudo o que causa tédio e ativa o piloto automático nas pessoas. Tem gente que vive ligada nele 24 horas por dia. São as pessoas que perderam o gosto pela vida. Os depressivos que precisam se medicar para poderem voltar a realidade e deixar o piloto automático de lado. Numa outra matéria, entrarei no mérito do piloto automático dos depressivos, que funciona de uma forma um pouco diferente, forçando a pessoa estar naquele estado e não em uma situação que nós mesmos criamos para fugir das mesmices, como acontece com os demais seres humanos.
O importante saber é: O piloto automático não nos leva para dentro de nós mesmos como muitos pensam. Pelo contrário, ele nos tira da realidade, nos levando para uma realidade fantasiosa, como acontece com a maioria das pessoas, ou para uma realidade trágica, que é o que acontece com os depressivos, devido a falta de diversos hormônios que contribuem, e muito, para o quadro doentio em destaque.
Então... Para você que possui depressão... Faça os tratamentos adequados e procure sempre pensar positivo, afastando, assim, devagar, o piloto automático que te leva a lugares sombrios e assustadores e possibilitando a cada dia a interiorização que funciona da mesma forma em todas as pessoas, apesar de sermos diferentes uns dos outros e termos anseios absolutamente diferentes. 
E, para você que faz parte do grupo maior de pessoas, aqueles que ligam este sistema, na maioria das vezes, inútil aos nossos problemas... Interiorize-se, assim como os depressivos. Essa é a chave de tudo. 
Esse é o segredo da interiorização...
Se esforce para estar exatamente no lugar em que você está agora. Desligue o piloto automático. Se o botão por hora estiver estragado, a missão é sua de consertá-lo. Ninguém saberá, além de você, pois, ninguém conhece melhor os mecanismos de sua vida do que você mesmo. Sente-se na frente de sua TV e esteja lá, naquele momento enquanto ela estiver ligada. Se o piloto automático insistir em vir, abaixe a cabeça e faça uma oração, pode ser qualquer uma, aquela que você mais acredita. Medite naquele momento. Conheça sua mente e seus mecanismos. Encare a você mesmo. Encare seu piloto automático e diga a ele: Somente eu! Apenas eu tenho as rédeas de mim mesmo. Vá fazendo isso e interiorizando-se dia após dia. Não será fácil. O piloto automático fará de tudo para iniciar automaticamente o seu sistema operacional. Mas, você deve freá-lo. Você é quem manda em sua maquina orgânica e mental. O condutor manda na máquina, e não a máquina no condutor. É assim que deve ser, caso contrário, temos um grande perigo, pois, uma máquina não se administra sozinha e quando isso acontece, podem haver acidentes. 
Então, essa é a interiorização: estar exatamente naquele lugar que você está e não em outro que o piloto automático quer que você esteja. Você deve star se perguntando porque existe tudo isso. Bem, esse é um assunto para uma outra matéria que escreverei aqui no Blog da rádio. Por agora, aceite essa máxima e seja feliz. Mas, tente! Pois, se não tentares, como poderá descobrir a si mesmo? A vida é feita de descobertas e não deixe, jamais, o piloto automático descobrir para você.

Boa noite! 

Diego Gierolett - Idealizador deste blog e do Projeto "Solitária Fm".

Nenhum comentário:

Postar um comentário